Sino dos ventos

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Repaginada no aparador

Boa tarde "arteiras", tudo bem com vocês? Espero que sim! Então paciência, que lá vem estória. Tenho um aparador feito sob medida para o corredor de um apartamento onde morei. Minhas fotos preferidas ficavam sobre ele e dentro guardava livros. Quando me mudei para a casinha, resolvi vendê-lo mas me ofereceram no máximo R$ 50,00. Achei pouco e preferi mantê-lo comigo. Ele era assim:









Resolvi dar uma repaginada no aparador e procurei alguns profissionais especializados. Faltei desmaiar com o orçamento: entre R$ 400 e 600 reais. Gastar tudo isso ... nem pensar! Procurei por cursos na internet e decidi aprender sobre pátina. Então, com o conhecimento das técnicas e algumas dicas aprendidas no curso, me decidi a colocar as mãos na massa, ou melhor, no aparador.


Primeiro usei a lixa para madeira nº 120 e tirei o brilho do verniz (aqui o processo até que é tranquilo). Depois, lixa nº 80 e muita força, até deixar a madeira sem nenhum vestígio de verniz. Limpei todo pó, finalizando com um pano úmido e o aparador ficou apagado/opaco assim:


Duas demãos de tinta PVA branca (tinta para parede), deixei secar muito bem (o calor ajudou e secou rapidinho). Novamente lixa nº 80 em alguns lugares, limpei muito bem até tirar todo pó e pano úmido. Uma demão de verniz a base d'água para proteger a tinta e:







Meu aparador repaginado, com as fotos preferidas sobre ele e os álbuns guardados e protegidos.
 
Duas dicas importantes: 1) lixe sempre na direção dos veios da madeira; 2) limpe muito bem para tirar o pó.

O que acharam meninas? Espero seus comentários.
Beijos e até a próxima!!!