Me mudei de casa há duas semanas e como fazer uma mudança não é uma tarefa fácil, decidi postar algumas dicas que podem ser muito úteis e tornar esta tarefa mais simples, rápida, prática e organizada. São horas e horas de arrumação, empacotamento, limpeza e muita disposição. Existem no mercado diversas empresas especializadas no assunto, porém o valor cobrado é proporcional à tranquilidade que você vai desfrutar. Mudar de casa implica em várias outras despesas, além da mudança propriamente dita e não é todo mundo que pode se dar ao luxo de contratar uma empresa especializada, não tem experiência com essa atividade ou ainda se atrapalha durante o processo. Vamos às dicas:
-
se optar por doar roupas, móveis e outros objetos, faça isso antes da
mudança, evitando levar coisas desnecessárias para a casa nova. Além
disso, aproveite o momento para limpar tapetes, cortinas, entre outros itens.
- na medida do possível, atualize previamente seu cadastro junto às empresas de entrega de jornais e revistas. Altere os dados de contas de energia elétrica, água, telefone, TV e internet. Se decidir cancelar algum serviço, faça isso com antecedência.
- se a mudança for sair ou entrar num edifício ou condomínio, comunique com antecedência o síndico ou responsável, afim de garantir a utilização privativa do elevador e a reserva de vaga em frente ou próxima ao prédio, para estacionamento do caminhão. Da mesma forma, certifique-se que o dia escolhido para a mudança está de acordo com as normas do condomínio.
- fique atento aos horários e seja pontual, pois muitos edifícios e condomínios estabelecem horários para que as mudanças sejam realizadas, tanto na entrada quanto na saída.
- fique atento aos horários e seja pontual, pois muitos edifícios e condomínios estabelecem horários para que as mudanças sejam realizadas, tanto na entrada quanto na saída.
- certifique-se de que no dia da mudança não haverá feira livre, tanto no endereço da saída quanto no da entrada.
- analise as condições elétricas e hidráulicas da nova residência antes da mudança. Se necessário, entre em contato com as companhias de abastecimento e solicite a ativação dos serviços. Confira a tensão dos aparelhos. Verifique a regularização das cobranças. O mesmo vale para a distribuidora de gás.
- se o trabalho de embalar e empacotar os pertences ficar sob sua responsabilidade, busque caixas de papelão e pedaços de isopor, em supermercados e lojas de móveis. Dessa forma, você já tem onde guardar seus objetos.
- ao iniciar o empacotamento dos pertences, separe artigos de uso pessoal, além de documentos, medicamentos e acessórios que provavelmente não irão demorar a serem utilizados. Separe ainda duas ou três trocas de roupa, para evitar abrir várias caixas até encontrar o que precisa.
- enquanto for guardando seus pertences, armazene objetos frágeis, como aparelhos eletrônicos, louças e vidros, em caixas separadas. Proteja-os com isopor, jornal, lençol ou cobertor e escreva nas caixas com letras grandes "CUIDADO - FRÁGIL". Identificar as caixas com o que elas contém, facilita para que você saiba exatamente onde cada coisa se encontra, ao desempacotar a mudança.
- tenha especial cuidado com os alimentos e evite fazer novas compras até se estabelecer na nova residência.
- refrigerador e freezer devem ser desligados e mantidos com as portas abertas para secar, com antecedência de um dia, devendo ser religados após duas horas em que estiverem no destino, para evitar eventuais danos. Se for se mudar para outra cidade ou estado (viagem longa), coloque carvão vegetal dentro do refrigerador ou freezer, para evitar maus odores.
- prepare um lanche para o dia da mudança. Com a correria, muitas vezes não sobra tempo para o café da manhã ou almoço e, nessa hora, ter algo para comer, pode fazer toda a diferença.
- fique atento em relação aos cuidados com as crianças e animais de estimação durante o transporte. Se esse for o seu caso, tenha em mente que será necessário supervisioná-los durante todo o processo. O mais indicado é contratar algum cuidador, babá ou deixá-los na casa de algum amigo ou parente.
Créditos:
Imagem: Agente Imóvel
Se você gosta do Canto das Artes, divulgue-o entre as/os amigas/os blogueiras/os. Brigadú!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei sua visitinha!
Aproveite e deixe seu comentário, vou adorar saber sua opinião!!!