Sino dos ventos

segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de abril - Salve São Jorge! Salve Ogum!

Respeito a religião, crença e devoção de todas as pessoas. Meu objetivo aqui não é abrir uma discussão, mesmo porque religião não se discute, mas apenas prestar uma homenagem ao meu santo de devoção: São Jorge.

Ogum na Umbanda, sincretizado São Jorge no catolicismo, nasceu na Capadócia, é um santo guerreiro e sempre invocado para proteger os fiéis. Padroeiro da Inglaterra, de Portugal, e também dos soldados, armeiros e escoteiros.

A imagem do cavaleiro que luta contra o dragão, está associada às lendas criadas a partir da Idade Média e contadas de várias maneiras.

A mais popular relata que um horrível dragão emergia das profundezas de um lago e atirava fogo contra uma cidade do Oriente, matando muitas pessoas. Para não destruir toda a cidade, o dragão exigia que regularmente lhe entregassem jovens mulheres para serem devoradas. Um dia coube à filha do Rei ser oferecida ao monstro. Não podendo fazer nada, o Rei acompanhou sua filha até as margens do lago, quando apareceu um corajoso cavaleiro vindo da Capadócia, montado num cavalo branco. São Jorge enfrentou as perigosas labaredas de fogo expelidas pelo dragão e após árduo combate, venceu-o com sua espada de ouro e sua lança de aço, assegurando ao povo que tinha vindo em nome de Cristo.

Para alguns, o dragão simboliza a idolatria destruída com as armas da fé e, a princesa que o santo defendeu, representa a província da qual ele extirpou as heresias.

A relação entre o santo e a lua diz que as manchas apresentadas por ela, representam o milagroso santo e sua espada, pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei sua visitinha!
Aproveite e deixe seu comentário, vou adorar saber sua opinião!!!